Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pelos idos do Médio Oriente

A Administração norte-americana anunciou hoje ter desistido de convencer Israel a parar a colonização na Cisjordânia – a condição imposta pela Autoridade Palestiniana para retomar as negociações directas.

A confirmação, que ocorre após dois meses de impasse nas conversações, foi feita por um dirigente da Casa Branca. “Após várias consultas chegámos à conclusão de que um prolongamento da moratória [à colonização] não constitui a melhor base para o reinício das negociações directas”, disse o responsável, que falou aos jornalistas sob condição de anonimato.

A anterior moratória, decretada sob pressão dos EUA, terminou a 26 de Setembro, já depois do reinício das negociações entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o líder da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas. Israel deixou claro que não iria renovar a medida, muito contestada pela direita e grupos de colonizadores, ao que Abbas respondeu anunciando a suspensão das conversações.

O dirigente norte-americano explicou que os esforços de Washington se concentrarão agora nos “problemas centrais” do conflito, nomeadamente a definição de fronteiras ou a situação de segurança. “Tentaremos encontrar outras formas de renovar as negociações de paz”, explicou o responsável, adiantando que na próxima semana negociadores palestinianos e israelitas são esperados em Washington para “consultas”.



Será que o processo de paz no Médio Oriente está a caminho de um fim inevitável? Para o bem da região espera-se que não... Mais uma vitória do lobby israelita em Washington, haverá dúvidas? Os anos passam, mas as tradições permanecem

Sem comentários:

Enviar um comentário